A técnica de microtomografia é capaz de produzir imagens em alta resolução de amostras, possibilitando sua reconstrução tridimensional através da união digital de centenas de secções transversais do material avaliado. Requer mínimas preparações da amostra e, por ser uma técnica não destrutiva, não ocasiona danos ao material. O equipamento de microtomografia é composto principalmente pelo emissor microfocal de raios X, o colimador, o suporte para a amostra e o detector. As etapas de uma análise no microtomógrafo são: aquisição, reconstrução e tratamento dos dados.

 

MicroCT

Equipamento SkyScan 1172 do Laboratório de Propriedades Físicas das Rochas do Instituto de Geociências da UnB.

 

O Microtomógrafo SkyScan 1172 (Bruker) tem uma geometria em feixe cônico acoplada a uma matriz de detectores que permite construir vários cortes com uma só varredura, desde que o objeto reconstruído atinja todo o detector. O equipamento possui suporte da amostra que é rotacionado em intervalos regulares (com precisão de décimos de graus), pequenas aberturas que reduzem a dispersão e a distância fixa entre o tubo e o detector. O grau de dispersão é controlado por colimação dos detectores. Seu detector consiste em uma câmera de 10 megapixels (4000x2300) com CCD (dispositivo de carga acoplada) de 12 bits e cintilador de fibra ótica. A fonte de raios X pode atingir até 100 kV, a dimensão máxima da amostra é de 68 mm e a maior resolução de 5 μm.

 

Esquema microCT

 Esquema de geração das projeções microtomográficas e o processo de reconstrução dessas para formar um modelo 3D (Fonte: Augusto 2016).

 

Com a técnica de microtomografia podemos realizar:

_ Medidas diretas de porosidade efetiva, visualização da geometria dos grãos e identificação de minerais com diferentes coeficientes de atenuação;

_ Caracterização de rochas reservatório quanto à sua microestrutura e microtextura;

_ Obtenção de informações sobre faces cristalográficas, orientações e ângulos de clivagem presentes no material;

_ Aplicação em diferentes áreas: micropaleontologia, geotecnia, odontologia, análise forense, industria alimentícia, biotecnologia, entre outros.

 

interface software novo

Interface do software SkyScan 1172 (Fonte: Bergmann 2017).

 

modelos 3d novo

Modelo 3D da classe poros (Fonte: Bergmann 2017).